Depoimentos

Depoimento – Iolanda

Carta ao Mutismo Seletivo,

Acordei cedo e ouvindo o barulho dos pássaros, isso me inspirou a escrever e
compartilhar cada avanço que meu filho está tendo.
Vamos lá! Vou contar como tudo começou… no primeiro dia da terapia do meu lindo filho, fevereiro de 2019, mês e ano que vão ficar registrados e guardados no meu coração. 
Conversei bastante cm meu filho “o porquê” de ele estar indo para a terapia. Mas antes, perguntei se ele queria minha ajuda!  Ele respondeu que sim. Foi então que fiquei mais entusiasmada e com uma força enorme para ajudar nesta etapa.
Lá vamos nós para a terapia, mãe e filho super ansiosos; porém eu me controlava para mostrar confiança. Ele entrou sozinho na sala com a Dra, e parecia que 50 minutos de consulta era uma eternidade. Saiu da sala com uma fisionomia feliz, entrou no carro e começou a falar como foi a consulta com uma felicidade imensa!
Me falou: “mãe na semana que vem eu volto, a Dra é muito legal…achei o máximo ele se expressar. 

Voltamos para o segundo dia de terapia,  e ele saiu de novo todo feliz e
contando cada detalhe e  ajuda que a Dra está dando pra ele.

A psicóloga providenciou um caderno onde seria o Diário do meu filho.
Quando me mostrou achei fantástico, porque nesse diário ele iria anotar alguma coisas que o deixasse feliz, alegre, triste etc… Ele podia expressar o que estava sentindo! Toda semana ele levava para terapia e com a ajuda e orientação da Dra, eles faziam juntos as tarefas. Cada semana era um avanço .
 Eu como Mãe pelo pouco tempo que conheço a psicóloga, não tenho palavras para agradecer por cada avanço que meu filho está tendo.
O que mais me surpreendeu, e que nunca eu tinha visto,  foi  a dra mandar mensagem para a terapia ser ao ar livre. Achei o máximo. Para meu filho foi uma surpresa, e chegando lá, encontramos a Dra, e para nossa surpresa conhecemos outra criança com MS e seus pais. Foi uma experiência fantástica, onde tivemos muita troca de experiência.
Junior voltou todo feliz e falando: agora mãe tenho uma nova amiga com Mutismo Seletivo. 
Mas não para por aí o trabalho da psicóloga! A cada dia temos uma surpresa! De repente meu filho vem embora com uma bolinha de tomate, aí olhei e meu filho explica …esse tomate é para eu levar na escola, porquê quando estiver ansioso eu aperto o tomate. 
Se for escrever cada avanço e cada ajuda e orientação que meu filho está tendo vou escrever um livro. Tem ajuda que não posso deixar de compartilhar, tivemos outra terapia em ar livre foi na doceria.  Meu filho chega no encontro e se depara com  o amigo que iria ajudar ele nesse dia na terapia: uma cachorra da raça Gold que se chama Lola. Meu filho ficou encantado de ver o que a Lola fazia ,era uma cachorra treinada para ajudar a criança.  
A Dra Elisa me orientou a fazer um trabalho na escola com meu filho. No momento fiquei pensativa em como poderia ajudar, mas sempre me lembrava que Dra estaria sempre me orientando e me ajudando. Agarrei com toda minha força e lá fomos nós. Não era fácil, mas também não era impossível. Para minha surpresa essa orientação foi fantástica não tenho palavras para expressar cada ajuda e apoio que estou tendo. Falta pouco para meu filho vencer, ele teve um avanço espetacular. Me mostrou que é corajoso.
Não é fácil, mas se apegamos a cada orientação e colocamos em prática nada é impossível. 
O que me deu mais força para ajudar meu filho foi quando ele me disse: “quero falar mãe, mas não consigo (tenho uma teia de aranha na minha garganta que não me deixa falar). Quando ouvi isso, tive mais fora para não desistir, e com cada ajuda e orientação eu me esforço ao máximo para pôr em prática tudo. 
Minha maior alegria é saber que não estamos sozinhas nessa luta. Isso nos dá muita força e coragem!
Não podia deixar de agradecer o belo trabalho que a Dra Elisa faz.
Meu muito obrigado por tudo!!
Gratidão!!!

Um grande abraço apertado!!!
Iolanda C J Oliveira.



Depoimento e nome autorizado para publicação. 

 

 

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *